sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Xeque-mate à ignorância!

Jornal: Gazeta Mercantil

           Diz a tradição que o jogo de xadrez representa a batalha entre dois reinos. As peças do jogo representam os diversos membros dos exércitos. Os reis e rainhas, um casal para cada lado, um par de cavalos, um de torres e um de bispos para cada adversário e oito peões, para cada lado. Com o tempo o xadrez virou um esporte, pois há campeonatos, ou uma ferramenta educativa, pois desenvolve o raciocínio, ou uma arte, ou ainda cultura, ambas devidos às suas peculiaridades. José Carlos TEOdorovicz, engenheiro que trabalha em Curitiba, vislumbrou um quinto aspecto para o tabuleiro de 64 casas: o de ferramenta para disseminar conhecimentos.
            A idéia inicial do engenheiro era criar um site na internet que falasse sobre xadrez. Natural de Canoinhas (SC), Teodorovicz aprendeu a jogar ainda criança. O desenvolvimento no esporte veio com a troca de correspondências com Gerd Giebel, que lhe enviava problemas enxadrísticos pelo correio para que TEOdorovicz os solucionasse. "Com a tecnologia atual, seria possível disseminar os conceitos de uma forma mais fácil", diz o engenheiro.
            Os primeiros passos foram dados quando TEOdorovicz acompanhou seu filho Thomaz, de 10 anos, à Argentina, para disputar um Campeonato PanAmericano de Xadrez. Thomaz é compeão sul-brasileiro sub-10 do esporte. Em Mendoza (Argentina), o engenheiro mandava notas diárias sobre o evento, mas não se limitando ao xadrez. "Escrevi sobre dança, gastronomia, sobre diversas coisas, não apenas o esporte. Isto porque o xadrez é educação e cultura, não apenas um esporte", explica.
            A discussão com os colegas de mestrado em Gestão de Tecnologia, curso que realiza no Centro Federal de Educação Tecnológica de Curitiba (CEFET-PR), levou ao aprimoramento da idéia, e ao "recrutamento" dos primeiros voluntários. Em vez de apenas xadrez, cada casa do tabuleiro representando na primeira página do site traria artigos sobre um tema específico, sempre relacionado à educação, à cidadania e a artes. Cada tema poderia ter até 64 colunistas - um novo tabuleiro -, e cada um deles teria direito a publicar 15 artigos ou obras de arte.
            O resultado é o www.educarei.com.br.  "É um espaço cultural e educacional, com um diferença e sobre outros locais. Tudo o que está no site foi doado pelos voluntários que trabalham nele, e tudo está disponível de graça para quem se interessar. O princípio básico é que as pessoas doam seu conhecimento e em troca têm um espaço de divulgação de alcance mundial", explica TEOdorovicz. Nem todas as 64 casas tem artigos publicados, já que o site entrou no ar dia 2. Segundo o idealizador do site, o número de colaboradores já passa de uma centena, vinda principalmente do Brasil, mas também da Argentina e do Canadá.
            Para evitar que o site seja usado para fins comerciais, todos os participantes são obrigados a seguir um Código de Ética de 29 artigos, em que se comprometem a doar os conteúdos de graça e, consequentemente, permitir sua disseminação gratuita. O código também preve que os conteúdos tenham interesse social. TEOdorovicz está interessado em pessoas que queiram divulgar em seu site assuntos que não estejam diretamente relacionados ao seu trabalho, como por exemplo, pessoas envolvidas com serviço comunitário, ou escritores e artistas plásticos iniciantes que não possuem canais de divulgação. "É uma questão de satisfação pessoal de cada voluntário".
            A cada visita ao site, o internauta recebe na página de abertura um problema de xadrez. TEOdorovicz argumenta que a escolha do esporte deve-se ao fato de ele proporcionar uma visão global do sistema educacional, pois trabalha com diversas áreas do conhecimento. A reunião de diversos assuntos veio ao encontro das idéias debatidas nu curso de mestrado do engenheiro, que discute as maneiras de levar informação às pessoas de forma integrada. Ele comenta que o objetivo é compartilhar conhecimento entre todas as pessoas. O título do site, Educarei, foi a solução encontrada pelo engenheiro para evitar que as pessoas que não gostam de xadrez não visitassem o XadrezEduca, primeiro nome do site. Mas estão registrados www.ajedrezeduca.com (em espanhol) e www.chesseduca.com (em inglês).
            Do tabuleiro, a pessoa escolhe uma casa e inicia a navegação por temas específicos. Os primeiros textos doados ao Educarei já haviam sido publicados em outros lugares. "Eu pedi ajuda a diversas pessoas, que de início mandaram o que já tinham feito. Com o tempo, o ideal é que o site publique material inédito, de acordo com a disponibilidade de tempo de cada colaboradores", diz TEOdorovicz. A manutenção do site é feita pelo próprio engenheiro e por dois estudantes que trabalham durante a noite, pois todos trabalham de dia. Os dois filhos mais velhos de TEOdorovicz, Thomaz (10) e Karin (12), também trabalham no site e mantêm colunas, a de Thomaz sobre problemas de xadrez e a de Karin sobre garotas.
            E com pouco mais de uma semana no ar, o site já conta com artigos de gente famosa. O secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Antônio Poloni, publicou dois, um sobre o programa Fábrica do Agricultor, e outro sobre o programa Escola do Campo. Lindolfo Zimmer, diretor de marketing da COPEL, participa com um artigo sobre o projeto Luz das Letras, de alfabetização de adultos.

Lindolfo Zimmer (Presidente da COPEL - Projeto Luz das Letras no Xadrez Educa)
            Os custos de manutenção do site são pagos por TEOdorovicz. "Eu ganhei da COPEL o curso de mestrado. O site é um retorno que eu posso dar", diz o engenheiro. Sua idéia não é ter lucros com o site, e também não registrá-lo com uma organização não-governamental. Segundo ele, as isenções fiscais dadas às ONGs reduzem a quantidade de impostos pagos e têm como conseqüência indireta a redução do dinheiro empregado em educação no País. "Que é justamente o que não queremos", diz.
            "Não é necessário dinheiro, basta apenas ter vontade de colaborar, e aceitar os princípios éticos do site", finaliza TEOdorovicz
Exposicao XADREZEDUCA: Ideias para um mundo melhor, em diversos locais/cidades.
Entrevistas diversas sobre Doacao de Conhecimento/Xadrez Educa: TV Bandeirantes (Sonia Baruque; Radio Colombo; TransAmerica FM (Mauro Mueller; Thomaz Teodorovicz; Fernando Gomez; Alexandre Zraik); TransAmerica Light (Ligia Gabrielli, Thomaz Teodorovicz e Karin Teodorovicz ) e Camara Municipal de Curitiba (Dep Stephanes Junior, na epoca Vereador)

Xadrez Educa: Idéias para um Mundo Melhor: Colégio Marista Santa Maria - Curitiba (PR);
Simultânea de Xadrez: Thomaz Teodorovicz (10) x 10 adversários (0)
----------------------------------------------------
José Carlos Teodorovicz
-----------------------------------------------------------
Teo - jcteo ( Engenheiro Teodorovicz)
Email: jcteo.teo@gmail.com
Facebook: jcteo
"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)
ps. O XadrezEduca, como era um projeto de Mestrado, ficou no ar somente durante o tempo de duração do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário