sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dicas de Saúde: Conforme as Leis da Natureza observadas por Lídia Warkentin

I.  Dicas de Saúde: Conforme as Leis da Natureza observadas por Lídia Warkentin
 
Yoga no Morro do Anhangava - Serra do Mar (PR)


D. Lídia Warkentin foi massagista terapeuta por mais de 40 anos.
Ela era uma exímia observadora, tinhas mãos habilidosas e abençoadas, obtendo incontáveis sucessos nos tratamentos e dicas que dava para seus pacientes.
Era Auto-didáta, estudava em livros médicos vindos da Alemanha, ...só não tinha Diploma..
Quem me apresentou foi o organizador do "Futsal de Primeira Toda Segunda", quando o futsal era freqüente e visita a D. Lídia rotina.
Estas "dicas de saúde" visam manter vivas as descobertas feitas por D. Lídia, ao longo dos anos, e que foram experimentadas pessoalmente em seus pacientes.
Algumas até parecem estranhas nos dias de hoje, todavia, mantem-se a história viva, tal qual foi documentado no livreto:
Dicas de Saúde: Conforme as Leis da Natureza observadas por D. Lídia Warkentin (Distribuição Gratuita)

Caminho do Itupava - Serra do Mar - Paraná
Capítulo 01
a) Procure acordar cedo: 90% das nossas faculdades para a vida estão em estado de inércia enquanto dormimos. Os 10% que estão funcionando durante a noite relaxam, limpam o organismo, fazendo a reciclagem de resíduos e fortalecem o corpo.
b) Como levantar da cama: após um sono saudável, usando colchão, travesseiro e cobertores anatomicamente apropriados, acorda-se, normalmente, com a barriga para cima. Então, nesta posição, encolha as pernas, dobrando os joelhos arrastando os pés pelo colchão. Vire-se para o lado em que for sair da cama, sem afastar a cabeça do travesseiro, mantendo os joelhos dobrados. Apoie a mão no colchão na altura do tórax e faça uma alavanca descendo as pernas e erguendo o tronco.
c) Para vestir roupa íntima, calças, meias e sapatos: sempre permaneça sentado na cama (ou cadeira) para não causar desgaste precoce nas articulações do fêmur com a bacia e para evitar quedas, acidentes e possíveis fraturas na velhice.
Mulher: abotoe e desabotoe o sutiã no peito com o fecho virado para a frente e não com as mãos nas costas, para evitar possíveis bursites.

d) O descanso durante o dia: respeite o pedido da necessidade do corpo descansar na hora em que ele pede e também o quanto ele pede. É bom ter o hábito de descansar um pouquinho depois do almoço para ter um dia produtivo e uma velhice saudável.
Atenção: a coluna só relaxa deitada. Ninguém deve cochilar e descansar na poltrona.
e) A luz do sol: Precisamos da luz solar para viver. Use-a o máximo possível, mas sem se queimar. Pele queimada é pelo morta! O sol não apenas queima a pela, mas também assa os músculos em certo grau ( ... o frango no forno assa por inteiro e não só na pele!).
Tome um pouco de sol todo dia, sentado ou andando. Ex.: aproveite o sol e não a sombra andando na rua, respeitando os horários até 10h00 da manhã e depois das 16h00.
Lembre-se: a roupa preta priva o corpo da energia que a luz nos fornece. Evite usá-la. É melhor dar preferência a roupas claras.

f) Luz elétrica: Proteja os olhos da mudança rápida de claridade fechando-os antes de ligar e desligar a luz
g) Luz infravermelha: melhor usar só em caso de inflamação (com secreções)
h) As influências da lua:
Cabelo: corte na lua nova para manter os cabelos sadios. Corte dois dias antes da lua cheia para deixar o cabelo jeitoso
Vermes: para detectar, recolha fezes só na lua cheia.
Se usar Licor de Cacau Xavier inicie um dia depois da lua cheia. Se uma pessoa na família tem, todos poderão estar infectados. Todos devem tomar o Licor de Cacau Xavier. Tome três vezes ao ano como prevenção.
Plantas: cada planta que produz o seu fruto debaixo da terra (batatinha, cenoura, etc.) deve ser semeada na lua minguante. A planta que produz o seu fruto sobre a terra (maçã, repolho, etc.) deve ser plantada na lua crescente.
As plantas devem ser podadas na lua cheia ou minguante.

i) Sono: O sono restaura as energias gastas durante o dia. O verdadeiro sono reparador só se obtém à noite. Evite, portanto, noites sem dormir porque seu corpo vai exigir que você durma de dia.
Importante: O sono antes da meia noite é o que mais restaura energias. Quanto mais horas dormidas antes da meia-noite, mais revitalizado e restaurado o corpo estará ao levantar de manhã. O sono dormido após a meia-noite, mesmo sendo de oito a dez horas, não refaz como o sono dormido antes da meia-noite.

O primeiro sono molda nosso corpo: toda noite, alterne de lado para adormecer. Depois do primeiro sono o corpo muda de posição conforme a necessidade para relaxar completamente e se oxigenar e levantar em boas condições no dia seguinte.
Dica: experimente mudar a posição do travesseiro da cabeceira para os pés da cama.

Evite posições de bruços: a posição fetal para dormir é a posição correta para um sono saudável. Nosso tórax se dilata ao respirarmos e não a coluna.
O bebe e a criança também não devem dormir de bruços.

A cama: a cama deve ter o comprimento da pessoa mais 40cm para permitir movimentos folgados
O colchão: recomenda-se o colchão de crina vegetal (lembrando que ele tem um lado para o inverno e outro para o verão) ou semi-ortopédico, conforme o peso da pessoa, trocando-o a cada cinco anos
O travesseiro: o travesseiro deve preencher o vão do ombro quando dorme de lado para que a coluna cervical fique alinhada horizontalmente com a caixa torácica.
Os pais devem ter o cuidado de aumentar o tamanho do travesseiro conforme o tamanho da criança enquanto estiver crescendo.

Bonito (MS)
Capítulo 02
a) Água potável: tome água muitas vezes em pequenas porções. Não tome nada gelado, pois o gelo é um intruso perigoso! Evite toda e qualquer bebida gelada procurando sempre tomar morno ou na temperatura ambiente. Tome água morna nas refeições quando comer comidas fortes.
No esforço mental tome muito líquido.

b) Banho: Após o banho, permaneça 20 minutos dentro de casa. Evite sair de cabelo molhado. Evite banhos gelados. Evite tomar jatos de água fria após o banho quente.
O banho de banheira de hidromassagem é saudável. Cuide apenas para não se exceder no tempo.

c) Veias e lençóis d'água: as veias e lençóis d'água debaixo da terra afetam a energia do corpo. Se desconfiar que o corpo possa estar sendo afetado por elas, mude a cama de lugar ou use um tapete de gongólia (debaixo da cama) para neutralizar o seu efeito.
d) Alimentação:
Bebê: até os seis meses completos, o bebê necessita só do leite materno. Após esta idade inicie com outras comidas.
Atenção: o pâncreas, que produz o suco gástrico, só começa a trabalhar a partir dos seis meses, por isso não dê sal e alimentos crus antes dos seis meses
Inicie com sopas por primeiro: use sempre um cereal, uma raiz e um legume com salsa e cebolinha verde. Cozinhe por uma hora e meia, com bastante água para não precisar acrescentar mais durante o cozinhar. No início, ofereça à criança só o líquido (meia xícara), depois acrescente o restante, moído com garfo e peneira. Evite usar liquidificador. Depois de um mês, acrescente uma colher de carne magra.
Frutas: inicie com maçãs e bananas, separadamente, e sempre assadas com a casca. Dê ao bebê quando estiverem mornas.

Criança: A criança normalmente sabe quanta fome tem. Por isso, encha seu prato sempre de pouquinho. Evite dar bolachas e doces entre as refeições. Em vez disso, ofereça-lhe uma fruta.
Adolescente, jovem e adulto: Tome água morna dez minutos antes do café da manhã para ajudar a digestão.
Refeições salgadas: Procure sempre comer um cereal, uma raiz, uma salada crua e duas verduras cozidas nas refeições salgadas. A carne também é necessária. Evite carnes e derivados de suínos.
Use cheiro verde para tempero. A cebola deve ser usada crua colocada em água quente para perder seu sabor forte.
Coma três frutas por dia. Compre as frutas da época e deixe amadurecer antes de comer

Leite: Na fase adulta, o corpo não mais absorve tão bem o cálcio do leite. Duas colheres das de sopa de leite por dia é suficiente para um adulto. Busque o cálcio em outras fontes de alimentação. Ex: rabanete vermelho
Chá: Para cada chá de saquinhos use um litro de água. Prepare chás de ervas conforme o seu tipo.
Folha alongada: use um pedaço do tamanho do dedo mínimo
Folha redonda: use um pedaço do tamanho da unha do dedão.
Ferva em fogo brando dentro de um litro de água por três minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de coar e tomar. Evite tomar chás de frutas.

Doces: Para tirar a vontade de comer doce, coloque a medida de uma colherzinha de café de melado de cana na boca e dissolva lentamente.
Caminho do Itupava - Paraná
Capítulo 03
Exercício físico
O Exercício físico e o viver bem no dia-a-dia aprimoram em muito a vida do ser humano.

a) Andar: Andar demais pode provocar músculos em lugares indesejados. Procure não andar demais por vez. É melhor andar duas vezes ao dia e menos tempo cada vez, ao invés de uma vez por muito tempo. Observe com muita atenção quanto o corpo deseja andar. Sente-se e descanse quando o corpo o pedir.
Não use as mãos para segurar quando andar numa esteira, evitando assim um andar anti-anatômico.
O mesmo princípio vale para a bicicleta em que se "corre sentado", provocando um aumento na musculatura do quadril e coxas.

b) Natação: Nade por lazer. Prefira os estilos crawl e costas para não danificar coluna e tórax.
O exercício físico provoca suor, eliminando toxinas através dos poros. O exercício físico dentro da água poderá provocar uma auto-intoxicação.

Mulher: Respeite os dias da menstruação. Evite desgaste diminuindo o ritmo dos exercícios.
Dicas para o bem-estar do dia-a-dia
a) Criança: A criança se sente melhor quando os pais estabelecem limites e regras. Quando os pais a obrigam a obedecer mesmo contra sua vontade, ela se sentirá melhor. A criança precisa perceber coerência e firmeza nos pais.
Para ajudar a tirar o ciúme do irmão mais velho para com o bebê, chame-o com freqüência para vir ver o que o bebê está fazendo e explique que ele também fazia assim quando era bebê.

b) Bebê: O bebê põe tudo na boca. Isso é um processo natural que auxilia a criar anticorpos. Cuide, porém, com exageros o objetos pequenos.
c) Os "fujões" de casa: (criança, cachorro): castigue os "fujões" do lado de fora do portão e não do lado de dentro! Isto ajudará a criança a compreender que, fora dos limites estabelecidos, ela sofrerá conseqüências dolorosas
d) Sapatos: Ao comprar sapatos fique em pé e meça o sapato colocando-o ao lado do pé e observando o tamanho do pé em relação ao interior do sapato. Lembre-se: precisamos de mais espaço para dobrar e flexionar o pé ao andar. Usar o mesmo sapato o dia inteiro cansa o corpo. Assim, ao meio-dia procure trocar os sapatos. Conforme o uso, nosso pé molda o calçado, e por isso não serve para outra pessoa usar, especialmente crianças cujos pés ainda estão em crescimento.
e) Calo no pé: Trate com cremes emolientes ou deixe o médico tratar. A pele não cicatriza adequadamente se for raspada com lixa.
f) Pé-frio: Para esquentar o pé, dê 50 escovadas em círculo na hora do banho. Com o tempo vá diminuindo as escovadas.
g) Unhas: Mantenha-as curtas, para permitir o estímulo diário necessário nos pontos reflexos do cérebro que se encontram próximos das unhas nas pontas dos dedos
h) Cabelo: Para não enfraquecer os olhos, evite cabelo caindo sobre as sobranceiras. Também evite "jogar" o cabelo com um "soco" para os lados com a cabeça, pois agride a nuca.
Cabelo comprido: prenda-o para dormir.

i) Furos no corpo: (brincos, etc.): cada espetada, uma lesão. Cada lesão, uma cicatriz. Cada cicatriz, um bloqueio!
k) Bengala: Quando necessário usar bengala, use duas. melhor ainda é usar duas muletas.
l) Geladeira: Quando abrir fique atrás da porta, para não receber o primeiro ar gelado.
m) Degraus: Ao subir degraus, sempre pise com toda planta do pé em cada degrau.
n) Cadeira: Sente e levante usando os músculos da bacia e não das costas. Evite cruzar pernas na altura dos joelhos, quando sentado.
o) Carro: Ao entrar no carro, sente primeiro e depois recolha as pernas. Ao sair coloque os dois pés no chão e depois levante
p) Serviço de casa: Quando mexer com água, use água morna ou luvas. Não ultrapasse o seu limite de força e condições, descansando se o corpo pedir.
q) Estresse: Faça um tratamento de relaxamento em casa. Numa caixa de madeira, coloque 10 quilos de milho (de galinha). Pise no milho, de todas as formas possíveis (nos dedos, no calcanhar, etc.) até três minutos! Nunca ultrapasse os três minutos, podendo repetir várias vezes ao dia. No inverno use meias, por causa do frio.
Atenção: para o milho não "bichar", use um spray de perfume ou esquente o milho no forno até matar todos os bichos existentes.

r) Folha de copo-de-leite (da flor branca): É ótimo para tratar machucados antigos e infecção de garganta. Basta limpar e untar a folha verde com azeite de milho, esquentar na chama do gás até "murchar". Coloque a parte untada contra a pele, ao redor do pescoço ou do machucado e prenda com uma faixa. Deixe a noite toda e retire pela manhã, limpando o local. Para infecções antigas ou constantes, use todas as noites por um mês. Deixe uma semana e repita o processo. Se necessário, use também no terceiro mês.
s) Folha de repolho: A folha de repolho é um antibiótico natural. Use do mesmo modo como a folha do copo-de-leite, mas para machucados recentes. Não coloque em cima de uma machucado aberto.
t) Bolsa de água quente: Use nas dores musculares (provenientes de tensão, mau jeito, cansaço) não ultrapassando 10 minutos para adultos. Para menores, use no máximo 7 minutos. O uso da bolsa, além de favorecer a lubrificação dos músculos, aumenta a quantidade de sangue no local, trazendo oxigênio e defesas naturais do próprio corpo.
"Calor é vida, movimento, bem-estar e saúde ..... Frio é rigidez, dor, doença, morte!"
Praia da Penha (SC)


II. Para Refletir
a) "Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu" (Antigo Provérbio Chinês)
b) "Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios,
mas como líder devo amá-los. Esta é a força da organização" (Vince Lombardi)

c) " É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação" (Nietzsche)
d) "Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos" (Nietzsche)
e) "É preciso dizer SIM ao DEVIR" (Nietzsche)

(Devir significa a mudança constante:
"O mesmo homem não pode atravessar o mesmo rio, porque o homem de ontem não é o mesmo homem de hoje, nem o rio de ontem é o mesmo do hoje".

III. Valores:
1. Transparência;
2. Ética;
3. Respeito;
4. Responsabilidade Social e Ambiental;
5. Segurança

"Nada substitui a persistência
Há talento sem sucesso, gênio sem recompensa e formação acadêmica mal sucedida, mas a persistência é onipotente."
(Calvin Coolidge, presidente EUA 1923-1929)



José Carlos Teodorovicz
-----------------------------------------------------------
Teo - jcteo ( Engenheiro Teodorovicz)
Email: jcteo.teo@gmail.com
Facebook: jcteo
"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)

Nenhum comentário:

Postar um comentário