sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Qual é a única cidade do mundo que está situada em dois continentes?

Mesquita Azul e Igreja de Santa Sofia; Bazar Egipcio (Istanbul)

Bizâncio, depois chamanda de Constantinopla, era a maior cidade do mundo, centro do mundo grego, era chamada de "a cidade" => "i poli" (grego) => "is tin boli" => "istanbul" ...
Istanbul é a única cidade do mundo em dois continentes: Ásia e Europa bastando atravessar o Estreito de Bosphoro, canal com 32km de extensão e menor largura de 660m, para mudar de continente.
Como surgiu está cidade "dividida" em dois continentes?
Pela lenda o Zeus tinha uma amante nesta região, e sua mulher (Hera) ficou uma fera! Zeus para esconder tudo transformou a amante numa vaca (Bos).

A Hera desconfiada mandou um inseto morder a vaca, ou seja, a amante.
A amante, ou melhor, a vaca, ao receber a mordida do inseto na parte traseira, sentiu tanta dor que foi esfregando a parte traseira pelo chão (terra), cavando um sulco, e, de tanto se esfregar, acabou formando o Estreito de Bosphoro, separando ocidente de oriente:

Bos = vaca; Phoro = estreito ou seja, Bosphro é "Estreito da Vaca" ...
As casas na beira do Estreito de Bosphoro, hoje em dia, custam entre 5 e 150 milhões de dólares ...


Os meios de transportes principais são: a) transvia (trem de superfície) b) metro c) taksi (é assim mesmo que se escreve táxi em Istanbul).
A passagem que é uma moedinha tipo o vale transporte que existia em Curitiba; a moeda local é a Lira turca e vale quase um dólar.
A linha de trem que liga Paris a Istanbul é bem famosa (Orient Express - 2.770 km de extensão). A passagem custa em torno de 2.550 dólares e são 5 dias de viagem, que ocorre só uma ao ano: a última foi setembro.

O comércio mais charmoso em Istanbul é no Bazar Egípcio ou Bazar de Especiarias.
Chás, ervas, frutas, jóias, roupas .... tudo lado a lado e impressionantemente colorido ...
O Grande Bazar tem +- 4.000 lojas lado a lado, tipo mercado municipal em Curitiba, só que de tapetes, cerâmica, jóias, lembrancinhas, doces, roupas, etc.

É um show! E todos os vendedores vem te pegar na passagem oferecendo chá de maça, que temos que pegar, pois é descortesia não aceitar, nem que não se compre nada (cultura local).
É obrigatório pechinchar senão a venda não é valorizada, quase um menosprezo ao vendedor (cultura local).
Fazer regime em Istanbull nem pensar: o café da manhã tem uns 10 tipos de pães, uns 6 tipos de queijo, uns 3 tipos de "salames", tomate cortado igual ao queijo: comem tomate em toda refeição, do café da manha ao o jantar.

Bem, antigamente o Califa era uma espécie de Papa e Rei ("espécie de Deus na Terra" e dono de tudo); tinha, abaixo dele, os Sultões.
O Rei (Sultão) mandava em seu "país".
O Califa mandava "no mundo" (soma dos países) ...

Visita obrigatória: Mesquita Azul (1606) ou Mesquita do Sultão Ahmet.
É única no mundo com 6 minaretes, onde alguém subia para orar e, e os demais islâmicos, oravam também.
Hoje em dia usam alto-falantes.

O Islamismo tem 5 regras básicas: 1. Fé (Ala + Maomé•) 2. Oração 5x ao dia (5h 12h 15h 17h e 18h30 3.Ayno (jejum) 4. Zaca (2,5% de de sua renda anual que se doa diretamente as pessoas menos favorecidas diretamente, sem intermediários) 5. Peregrinação a Meca 1x na vida.
Para entrar na Mesquita deve-ser tirar o sapato por respeito e, também, porque é coberta por alfombras (tapetes). Dentro da Mesquita existe uma porta de mármore, como se fosse um altar da igreja católica, e ninguém passa por esta porta, o objetivo dela é indicar onde esta Meca: eles rezam na direção da porta ou seja Meca!
Pertinho da Mesquita Azul tem a Igreja de Santa Sofia (sofia significa sabedoria, no caso: Igreja da Sabedoria (divina).

Esta igreja foi transformada em Mesquita (construíram minaretes por fora e retiraram as imagens de santos de dentro pois é proibido para os muçulmanos quaisquer imagens).
Os mosaicos de ouro com imagens foram cobertos por estuque. Hoje em dia retiram o estuque para mostrar de novo os mosaicos.

A Igreja de Santa Sofia hoje é só museu e tem altar (dos católicos ortodoxos) e, também, a Porta para Meca (dos muçulmanos).
A Igreja de Santa Sofia para os Cristãos Ortodoxos é similar a Igreja de São Pedro, para os Católicos Apostólicos Romanos, ou seja, o centro de sua religião.

Normalmente são mulheres que fazem a obra de arte chamado tapete persa.
Levam de 4 a 8 meses para fazer um e, quanto mais antigo, melhor, pois o tipo de nó que fazem (duplo) vai apertando a medida que se pisa, e ficando mas ajustado: é tapete para várias gerações!



Para quem gosta de música, o mix oriente x ocidente é uma delícia:
Kismet(flamenco turco); Sezen Aksu (cantora mais famosa); Aynur Nupel (música curda). "Sufi to flamenco".
- sufi é aquela pessoal que se veste todo de branco e fica dançando/girando o tempo todo até entrar em transe.
- A cantora curda (Aynur Nupel) aparece no filme "Atravessando a Ponte: O som de Istanbul", que passou no Cine Luz em Curitiba; procurem na locadora que vale a pena!

Para Refletir
a) "Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal" (Nietzche)
b) " É preciso ter um caos dentro de si para dar a luz uma estrela cintilantes " (Nietzche)
c) "As idéias não são responsáveis por aquilo que os homens fazem delas" (Werner Karl Heisenberg)
d) "Se a juventude é um defeito, é um defeito do qual nos curamos muito rápido." (James Russel Lowel)


José Carlos Teodorovicz
-----------------------------------------------------------
Teo - jcteo ( Engenheiro Teodorovicz)
Email: jcteo.teo@gmail.com
Facebook: jcteo
"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)

Nenhum comentário:

Postar um comentário