terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Quino & Mafalda: "La vida comienza a los cuarenta"


Quino, como nasce um desenho seu, como vem a idéia? 
Freud disse que o trabalho criativo é como ir para cama com o objectivo de sonhar com três belas mulheres. 
NÃO. É impossível porque os sonhos não se podem programar. 
É o mesmo, eu não posso programar as ideias que me virão á cabeça.
 
1932
Joaquín Salvador Lavado, filho de imigrantes espanhóis da Andaluzia, nasce em Mendoza (Argentina) no dia 17 de julho, embora nos registros oficiais conste que nascem em 17 de agosto.
Já ao nascer foi chamado de Quino, para distingui-lo de seu tio Joaquín Tejón, pintor e desenhista de publicidade, com quem descobriu sua vocação aos 3 anos.

1939
Começa a escola primária, onde descobre que seu nome verdadeiro é Joaquín e vive as dificuldades de seu personagem Felipe: “Eu me angustiava tanto que nos primeiros três meses tirava notas baixas, mas depois terminava o ano com notas altas, embora nunca fosse o primeiro aluno, e isso me deixava zangado.”
1954
Quino instala-se em Buenos Aires. Continua a percorrer as redações. “Sofri muito porque vivia em condições muito precárias. Compartilhei um quarto de pensão com três ou quatro caras.” O semanário Esto es, de Buenos Aires, publica sua primeira página de Humor Gráfico, alternando-se semanalmente com outro desenhista. “No dia em que publicaram minha primeira página passei o momento mais feliz da minha vida.” A partir daquele ano, passou a publicar em diversos meios: Vea y Lea, Leoplán, Damas y Damitas, TV Guía, Usted, Che, Panorama, Atlántida, Adán, jornal Democracia, etc. Desde então, e até hoje, seus desenhos de humor têm sido publicados ininterruptamente numa infinidade de jornais e revistas da América latina e da Europa.

1960
Quino se casa com Alicia Colombo. Não teve filhos. A lua de mel no Brasil é sua primeira saída da Argentina.  No Rio de Janeiro, relaciona-se pela primeira vez com colegas e editoras estrangeiras.
 
1963
É publicado seu primeiro álbum de humor, Mundo Quino, uma compilação dos desenhos de humor gráfico sem texto, com prólogo de Miguel Brascó. O próprio Brascó o apresenta a Agens Publicidade, que procura um desenhista para criar uma história em quadrinhos “mistura de Blondie e Peanuts”, para divulgar o lançamento de uma linha de produtos eletrodomésticos chamados Mansfield, razão pela qual o nome de alguns dos personagens deveria começar com a letra M, daí Mafalda. A Agens não faz sua campanha, mas Quino fica com algumas tiras.

1964
Dez anos depois de lançar os desenhos de humor, que continuará publicando ininterruptamente até hoje, Mafalda surge pela primeira vez em “Gregorio”, suplemento humorístico da revista Leoplan, que publica 3 tiras. Em 29 de setembro, o semanário Primera Plana, de Buenos Aires, começa a publicar Mafalda regularmente.


1966 Jorge Álvarez Editor publica o primeiro livro da Mafalda, que reúne as primeiras tiras em ordem de publicação, tal como será feito nos livros seguintes. Sai para o Natal, e em dois dias esgota-se sua tiragem de 5.000 exemplares.


1977
A pedido da UNICEF, Quino ilustra com a Mafalda e os personagens de sua tira a Edição Internacional da campanha mundial da Declaração do Direitos da Criança. No México, inicia-se a edição dos livros da Mafalda.

1982
Quino é eleito por seus colegas de todo o mundo o Desenhista do Ano. São publicados no Brasil os três primeiros livros da Mafalda.
 

2009
Para festejar os 45 anos de Mafalda, em 10 de outubro é inaugurada uma mostra na Associazione Amici del Loggione del Teatro alla Scala de Milano.
  

Top-Six: Quino & Mafalda em http://www.jcteo.com
 







Fonte:
http://www.quino.com.ar

José Carlos Teodorovicz
-----------------------------------------------------------
Teo - jcteo ( Engenheiro Teodorovicz)
Email: jcteo.teo@gmail.com
Blog: http://www.jcteo.com
Facebook: jcteo
"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)

Um comentário: