i. O que é uma ORQUESTRA?
a) "Orquestra" = local do teatro (grego) onde o coro (khoros) executava danças e cantava.
b) Com o tempo, "orquestra" passou a significar o conjunto de vários instrumentos que executam uma obra musical.
c) Com o enriquecimento das formas instrumentais, foi possível dividir os instrumentos em famílias: cordas, sopros e percussão.
d) A orquestra possui quatro naipes ou grupos de instrumentos:
i. cordas; ii. sopros ou madeiras, iii. metais e iv. percussão, totalizando 110 instrumentistas.
ii. O que faz um MAESTRO (Regente) numa Orquestra?
No início do século XVII, as primeiras orquestras eram pequenas, não necessitando, ainda, de um condutor, mas, sim, de um líder que marcasse o ritmo.
Esse líder marcava o ritmo com um bastão.
No final do século XVIII, a orquestra, já um pouco maior, tinha como condutor um músico da própria orquestra. Normalmente, era um violinista ou um executante de cravo que marcava o ritmo e sinalizava o tempo para as entradas dos instrumentos.
As orquestras cresceram e, a partir de então, surgiu a necessidade de um regente ou maestro.
Esse regente marca o ritmo com a mão direita e as entradas dos instrumentos e a expressividade com a mão esquerda.
O Maestro fica em frente à orquestra, num estrado mais elevado, para que todos os músicos o vejam bem
O Maestro é fundamental para extrair a sonoridade de uma orquestra. Dele depende a harmonia do conjunto
O ensaio:
O trabalho de um maestro começa com o estudo da partitura musical; estudando a musica, ele saberá exatamente como ela deverá ser executada.
Durante o ensaio, ele explica aos músicos como ela deve ser tocada, parando para trabalhar as passagens mais difíceis.
O regente segura a batuta com a mão direita, movimentando-a para marcar o ritmo.
Com a esquerda, exprime suas idéias e desejos no que diz respeito à interpretação e a expressividade, pedindo que a orquestra toque mais baixo, mais forte, prolongando os sons, etc.
Também com a mão esquerda, o regente dá o sinal das entradas de cada instrumento.
Essa marcação é importante porque numa execução os instrumentos não tocam todos ao mesmo tempo.
A Atuação:
Alem do amplo conhecimento musical, é importante que o regente conheça as possibilidades de cada um dos instrumentos que compõem a orquestra. Deve possuir um ouvido sensível e educado que lhe permita distinguir no meio da mistura de sons qualquer desafinação ou atraso na entrada.
O objetivo final do maestro é fazer com que a orquestra toque, não como um amontoado de músicos bons e talentosos, cada qual com sua própria sensibilidade musical, mas como um grande e único instrumento.
Sob a direção de um regente, a orquestra cumpre sua missão - a interpretação da boa musica . Tendo já resolvido nos ensaios os problemas técnicos e musicais da orquestra, o papel do maestro num concerto ao vivo ou numa gravação é conseguir dela uma atuação intensa e emocionante.
Fonte: Livro: Formação de Platéia em Música (Clarice Miranda e Liana Justus)
iii. Como devemos nos comportar num concerto?
Ao irmos a um teatro para um concerto, devemos:
a) Evitar atrasos;
b) Ler o programa do concerto, para saber quem são os interpretes e as pecas musicais que serão apresentadas;
c) Observar que compositores serão interpretados, pois assim saberemos o estilo de música e o período musical a que pertencem
d) Com o conhecimento do programa, sabendo o número de partes ou movimentos das peças musicais, saberemos o momento certo de aplaudir
e) Devemos aplaudir somente após a execução do ultimo movimento da peça.
f) Nos pequenos intervalos entre um movimento e outro, a platéia deve permanecer em silencio.
g) Não conversar durante a execução da música.
h) Evitar ruídos que perturbem a concentração dos músicos
i) Quando acompanhado de crianças é mais conveniente acomodar-se nas últimas fileiras do teatro, pois caso a criança chore ou se agite, será possível sair e retornar sem perturbar os demais.
Fonte: Livro Formação de Platéia em Música (Clarice Miranda e Liana Justus)
José Carlos Teodorovicz
-----------------------------------------------------------
Teo - jcteo ( Engenheiro Teodorovicz)
Email: jcteo@uol.com.br
Blog: http://www.jcteo.com
Facebook: jcteo
No Blog do Teo - jcteo
No blog do Teo - jcteo ...
Qualquer ser se sente no céu!
Existem emocionantes viagens...
...Nas mais espetaculares paisagens!
No blog do Teo - jcteo ...
Há coisas perdidas do Beleléu!
Existe uma linda arara azul,
Que voa em seu ombro de Norte a Sul!
No blog do Teo - jcteo ...
Ninguém fica ao léu!
Há um espaço para a cultura...
Com estrelas cheias de doçura!
No blog do Teo - jcteo ...
Há uma bailarina com véu!
Existe o verdadeiro xadrez...
Pois lá a inteligência tem vez.
Luciana do Rocio Mallon
Qualquer ser se sente no céu!
Existem emocionantes viagens...
...Nas mais espetaculares paisagens!
No blog do Teo - jcteo ...
Há coisas perdidas do Beleléu!
Existe uma linda arara azul,
Que voa em seu ombro de Norte a Sul!
No blog do Teo - jcteo ...
Ninguém fica ao léu!
Há um espaço para a cultura...
Com estrelas cheias de doçura!
No blog do Teo - jcteo ...
Há uma bailarina com véu!
Existe o verdadeiro xadrez...
Pois lá a inteligência tem vez.
Luciana do Rocio Mallon
Nenhum comentário:
Postar um comentário