"Assim como o coraçao produz o primeiro ritmo de vida,
a música nos devolve o pulsar da vida!" (Yehudi Menuhin)" ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWl6HDotIsBoW5gJWTQxAyfagGh4QVbMnT0ukz1qZDzRCaSGMbcWwEdoW3W-QmwWsdsKYUD8o7D7Abo18lUfWIBaxAPpLphWAUdjA2Kf8qY5sVHJIwWQU-Hhyphenhyphen7snrVTEcdAvxL04xWyCbF/s1600/Musica+Blog.jpg)
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O homem das cavernas dava a sua musica um sentido religioso.
Considerava-a um presente dos deuses e atribui-lhes funções mágicas.
Associada a dança, ela assumia um caráter de ritual, pelo qual as tribos reverenciavam o desconhecido, agradecendo-lhes a abundancia da caça, a fertilidade da terra dos homens.
Com o ritmo criado, batendo as mãos e os pés, eles buscavam também celebrar fatos da sua realidade: vitórias na guerra, descobertas surpreendentes. Mais tarde, em vez de usar so as mãos e os pés, passaram a ritmar suas danças com pancadas na madeira, primeiro simples e depois trabalhadas para soarem e formas diferentes. Surgia, assim, o instrumento de percussão. Por muito tempo, as formas instrumentais permaneceram subdesenvolvidas. Predominava a musica vocal. Essa forma, adicionando a musica o reforço das palavras, era mais comunicativa, e as pessoas assimilavam-na melhor.
Foram os gregos que estabeleceram as bases para a cultura musical do ocidente.
A palavra “música” nasceu na Grécia, onde “mousike” significava “a arte das musas”, abrangendo também a poesia e a dança.
Na Mitologia, conta-se que depois da vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano (Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto e Crono), mais conhecidos como os Titãs, foi solicitado a Zeus que se criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos Olímpicos. Zeus então partilhou o leito com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas e, no devido tempo, nasceram as nove Musas.
Entre as nove Musas estavam Euterpe (a música) e Aede, ou Arche (o canto). As nove deusas gostavam de freqüentar o monte Parnaso, na Fócida, onde faziam parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
Há também, outros deuses ligados à história da música como Museo, filho de Eumolpo, que era tão grande musicista que quando tocava chegava a curar doenças; de Orfeu, filho da musa Calíope (musa da poesia lírica e considerada a mais alta dignidade das nove musas), que era cantor, músico e poeta; de Anfião, filho de Zeus, que após ganhar uma lira de Hermes, o mais ocupado de todos os deuses, passou a dedicar-se inteiramente à música.
Se estudarmos com cuidado a mitologia dos povos, perceberemos que todo o povo tem um deus ou algum tipo de representação mitológica ligado à música. Para os egípcios, por exemplo, a música teria sido inventada por Tot ou por Osíris; para os hindus, por Brama; para os judeus, por Jubal e assim por diante, o que prova que a música é algo intrínseco à historia do ser humano sobre a Terra e uma de suas manifestações mais antigas e importantes.
O papel decisivo na constituição de nossa teoria musical é atribuído a Guido d´Arezzo (955-1050).
Guido, a partir de um hino latino onde meninos cantores pediam a S. João, que lhes concedessem belas vozes, identificou sons com silabas correspondentes:
Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve Poluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
“ut”, pouco sonoro para ser entoado devido a posição fechada da boca, foi posteriormente deixado de lado, e, com exceção da França, substituído arbitrariamente pelo DÓ.
Hino a São João: Pertencente a liturgia da Igreja Católica, sendo:
SI: de Sancte Ioannes e
DO: proposto por Bonocini em substuicao a UT.
Ut queant laxis REsonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve Poluti Labii reatum Sanct Ioannes | Para que possam OS nosso lábios Cantar as maravilhas Do Senhor Purificamos os LÁbios São João |
Comentário de Simone Valeria Chemim
"Realmente, devemos os nomes das notas musicais ao Monge Beneditino Guido D'Arezzo, celebre músico do ...sec. XI, nascido na Itália, que aproveitou a primeira sílaba decada verso de um Hino Litúrgico feito em memória a S. João Batista, que dizia:Ut queant laxis Para que nós, servos, com nitidezResonare fibris e língua desimpedida,Mira gestorum o milagre e a força dos teus feitos elogiemos,Famuli tuorum tira-nos a grave culpaSolve polluti da língua manchadaLabii reatum ó São João.Sancte JoannesUsando como nota básica a silaba Ut e para as outras, Re, Mi, Fá, Sol, La, Si, originaram-se as notas musicais.Em 1640, o maestro italiano Giovanni Battista Donni, percebendo que (ut) não era fácil de ser cantado (por terminar em consoante), mudou-o para (Dó), utilizando a primeira sílaba de seu próprio sobrenome (Doni).Legal, ne, origem de um hinario em latim."
A música, segundo a teoria musical, é formada de três elementos principais.
São eles o ritmo, a harmonia e a melodia.
Entre esses três elementos podemos afirmar que o ritmo é a base e o fundamento de toda expressão musical. Sem ritmo não há música. Acredita-se que os movimentos rítmicos do corpo humano tenham originado a musica. O ritmo é de tal maneira mais importante que é o único elemento que pode existir independente dos outros dois: a harmonia e a melodia.
A harmonia, segundo elemento mais importante, é responsável pelo desenvolvimento da arte musical. Foi da harmonia de vozes humanas que surgiu a música instrumental.
A melodia, por sua vez, é a primeira e imediata expressão de capacidades musicais, pois se desenvolve a partir da língua, da acentuação das palavras, e forma uma sucessão de notas característica que, por vezes, resulta num padrão rítmico e harmônico reconhecível.
"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende."
Arthur Schopenhauer
Arthur Schopenhauer
Fontes:
Livro: Formação de Platéia em Música (Clarice Miranda e Liana Justus)
http://almanaque.folha.uol.com.br/musicaoquee.htmhttp://euvcemaria.wordpress.com/
Teo - jcteo ( Engenheiro Teodorovicz)
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José Carlos Teodorovicz
Email: jcteo@uol.com.br
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"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash) No blog do Teo - jcteo ...
Qualquer ser se sente no céu!
Existem emocionantes viagens...
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Há coisas perdidas do Beleléu!
Existe uma linda arara azul,
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Ninguém fica ao léu!
Há um espaço para a cultura...
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Há uma bailarina com véu!
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Pois lá a inteligência tem vez.
Luciana do Rocio Mallon
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