sexta-feira, 23 de julho de 2021

Tokio - Olimpíadas 2020/2021

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram adiados para o período entre 23 julho e 8 agosto de 2021.

O mascote dos Jogos Olímpicos de Tokyo foi chamado de Miraitowa, que na escrita japonesa é a junção das palavras 未来 (futuro) e 永遠 (eternidade). Já o mascote paralímpico foi batizado de Someity. Na língua portuguesa significa "tão poderoso" e foi inspirado na expressão "Somei-yoshino", uma espécie de cerejeira bastante popular no país.

As Olimpíadas tiveram origem na cidade de Olímpia em 776 a.C., por isso, recebem esse nome.

Ocorriam entre atletas e esportistas das cidades-estado gregas, com o intuito de homenagear os deuses gregos e propagar a paz entre as cidades do país.

Nessa época, somente os homens participavam e assistiam aos jogos, no qual o vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira.

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna (Olimpíadas Modernas) foram criados por Pierre de Frédy (1863-1937), mais conhecido por Pierre de Coubertin, um historiador e pedagogo francês.

A ideia de Pierre de Coubertin de retomar os jogos olímpicos na modernidade era buscar a paz entre as nações, unindo todos em uma celebração esportiva. Acreditando nessa possibilidade, Pierre apelou a vários países que aderissem ao evento e fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894.

A primeira edição dos jogos olímpicos aconteceu em 1896, em Atenas, como forma de homenagear os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Desde então, não foram realizados apenas nas duas guerras mundiais: em 1916, em decorrência da Primeira Guerra Mundial, e em 1940 e 1944, em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

O local onde ocorreu a primeira Olimpíada foi no estádio “Panathenaic”, na cidade de Atenas.

O lema das Olimpíadas é "Citius, Altius, Fortius" (mais rápido, mais alto, mais forte), criado pelo francês Louis Henri Didon (1840-1900).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário