terça-feira, 24 de setembro de 2013

Boi de mamão no Paraná

A pesquisadora e cineasta Lia Marchi lançou, em 21/set/2013 – sábado,  o documentário Boi de mamão no Paraná, que mostra o dia a dia de Aorélio Domingues, uma liderança caiçara que está a frente da Associação Mandicuera e com o apoio de amigos e jovens locais movimenta a comunidade para manter a brincadeira do Boi de Mamão. Antes de registrar o auto do Boi de Mamão, Lia realizou uma pesquisa de campo em 2011 e, posteriormente, em 2012, gravou o auto em Paranaguá. O resultado traz a riqueza da uma encenação popular com muita música, dança, brincadeiras e entrevistas com os envolvidos dessa tradição no Paraná.
Lia explica que nesta tradição - que mistura música, dança e teatro, entendida como festa, auto, brincadeira ou dança dramática -, uma série de personagens como o Mateus, o Vaqueiro, a Bernunça, a Maricota, o Doutor, o Cavalinho, e claro, o Boi contam a história da morte e ressurreição de um boi.
Tradicionalmente costumava-se fazer a brincadeira na altura do Carnaval e por vezes no Natal ou São João. Nos dias que correm, o boi acontece em diversos espaços físicos e temporais, não raro em apresentações programadas, que ajudam no atual contexto, a valorizar e oportunizar a realização da brincadeira”, conta a cineasta.
Lia Marchi acredita que o Paraná guarda tradições culturais e musicais de grande importância. “Apesar de sua inegável relevância, estas são ainda pouco conhecidas do povo paranaense e dos brasileiros em geral. O tema do Boi de mamão, tido como tradição de referência em muitos estados brasileiros - nos quais aparece com outros nomes como: bumba meu boi, bumba boi, boi de ouro, boizinho, auto do boi, entre outros - tem infelizmente escassa documentação de registro no Estado. O desconhecimento desta riqueza cultural e de outras tantas se deve, em parte, a ausência de registros das festas e tradições e a sua limitada divulgação. Neste DVD apresentamos um documentário e o auto do Boi de Mamão na íntegra”, comenta.

No Paraná há registros da brincadeira do Boi de Mamão em Paranaguá, Guaratuba, Antonina. Alguns pesquisadores como Fernando Correia de Azevedo e Inami Custódio Pinto recolheram temas musicais e publicaram algumas referências sobre o auto. Vladimir Kozák, cineasta e pesquisador, deixou registradas apenas as imagens do boi, que mesmo sem o áudio, são algumas das raras gravações sobre a festa.
O projeto do documentário Boi de mamão no Paraná é fruto das pesquisas, na área de folclore e etnomusicologia, que Lia Marchi vem desenvolvendo há 12 anos sobre tradições musicais populares. No seu currículo a pesquisadora já conta com a autoria do livro Tocadores Portugal – Brasil: sons em movimento e co-autoria do livro Tocadores – homem, terra, música e cordas. Ela também é co-diretora e co-roteirista dos documentários Tocadores – Litoral Sul, Tocadores – Brasil Central, Divino – folia, festa, tradição e fé no litoral do Paraná e Dias de Reis – a história de uma companhia de Reis de Curitiba.


Serviço: Documentário Boi de Mamão no Paraná, da cineasta Lia Marchi. O projeto é incentivado pelo programa de apoio e incentivo à cultura de Curitiba, com patrocínio do Banco do Brasil. Mais informações sobre documentário Boi de Mamão do Paraná no site: www.olariacultural.com.br
Vídeo (teaser): http://vimeo.com/68784674

Boi de Mamão
Ele não é o boi da cara preta
Mas,  gosta de uma boa “mutreta”
Ele não é um boi brabo de rodeio
Mas, numa festa sempre está no meio!
Ele é o boi de mamão colorido
Feito com tecido florido!
Ele é amigo da cultura
Por isto, tem doçura!
Reza a lenda,  que ele morreu na Terra
Numa tempestade de primavera
Mas, ressuscitou no verão dourado
Com espírito apaixonado!
Lia Marchi fez um filme sobre esta personagem
Numa encantadora e magnífica paisagem!
Quando o boi de mamão invade a rua
Sempre é iluminado pela Lua.
Luciana do Rocio Mallon 

 "O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)
No Blog do Teo - jcteo

 No blog do Teo - jcteo ...
Qualquer ser se sente no céu!
Existem emocionantes viagens...
...Nas mais espetaculares paisagens!

No blog do 
Teo - jcteo ...
Há coisas perdidas do Beleléu!
Existe uma linda arara azul,
Que voa em seu ombro de Norte a Sul!

No blog do 
Teo - jcteo ...
Ninguém fica ao léu!
Há um espaço para a cultura...
Com estrelas cheias de doçura!

No blog do 
Teo - jcteo ...
Há uma bailarina com véu!
Existe o verdadeiro xadrez...
Pois lá a inteligência tem vez.
Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário:

Postar um comentário